#EuSouACeva apresenta Rodrigo Ferraro

#EuSouACeva: A brincadeira era que a cada flexão de cotovelos, um lúpulo caía na panela. Foi assim que a vida do então educador físico, Rodrigo Ferraro, acabou se transformando na trajetória de sucesso do cervejeiro da Microcervejaria Irmãos Ferraro

Como isso aconteceu? O Rodrigo nos conta que é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e exerceu a profissão desde 2000. Entre clubes, academias e depois escolas, o educador físico alternava a rotina dos treinamentos de rendimento com seu outro interesse: a produção de cervejas. Em 2013, a ginástica para conciliar os dois mundos foi interrompida quando ele decidiu, junto ao irmão Marcelo, que se dedicaria exclusivamente à Irmãos Ferraro.

Desde que começou as produções, o Rodrigo acompanhou os encontros da Acerva Gaúcha. Entre 2010 e 2011, ele estava nos primeiros encontros a céu aberto realizados pela associação, e também participou do que descreve como “memoráveis festas” que contemplavam cervejeiros de todo o estado e até mesmo de fora dele. Nessas ocasiões, eram apresentadas as criações de cada um: grandes cervejas, das quais algumas ainda podem ser encontradas até hoje nas prateleiras das lojas, cheias de medalhas em concursos profissionais.

Daí em diante, o cervejeiro também participou fortemente da formação dos projetos do Sebrae RS dedicados exclusivamente à cerveja artesanal e contribuiu com as associações brasileira e gaúcha de Microcervejarias – inclusive sendo presidente da última entre os anos de 2016 e 2018.

Pela forte atuação do Rodrigo, os amigos o chamam de ativista em prol do mercado cervejeiro. Como ele defende: existe “um enorme potencial, apenas faltando de algumas empresas esse mesmo pensamento… somos muito fortes; somos pequenos, mas incomodamos um monte de gente”.

2013 foi o ano de um passo muito importante: a construção da Irmãos Ferraro no bairro cervejeiro Anchieta, mas precisamente na Praça Jorge Godofredo Felizardo, número 70 – onde fica até hoje. Na ocasião, iniciou-se a produção com foco na comercialização das cervejas em bares, restaurantes e pubs de todo o Brasil. Com uma produção inicial de 1500 litros de cerveja por mês, eles atingiam o mercado local e algumas cidades do interior do estado.

Passados alguns anos, a empresa foi aumentando sua carta de cervejas e incluindo outros produtos – como growlers, crowlers e souvenires diversos. A marca cresceu, e a distribuição expandiu para 22 estados do Brasil nos anos de 2016 e 2017. Na ocasião, a produção da fábrica passou a girar entre 15 e 20 mil litros de cervejas mensais e, como ressalta o Rodrigo, “sempre com a mesma preocupação na qualidade dos produtos acima de qualquer fator que pudesse influenciar nisso”.

Uma prova do empenho na excelência de suas cervejas é a trajetória de prêmios conquistados pela marca em concursos nacionais e internacionais que, para eles, é um grande motivo de orgulho. Algumas dessas premiações:

• Nera Reale Stout Cioccolato – Concurso Brasileiro de Blumenau, bronze/2014, ouro/2015, bronze/2016.
• LoCA English IPA – Concurso Brasileiro de Blumenau, ouro/2015.
• CaturrIPA – Copa Cervezas de América, bronze/2015. Medalha de Ouro Copa Cervezas de America 2017.
• Clementina APA – Copa Cervezas de América, ouro e melhor American Ale das três Américas/ 2015 e 2016. Medalha de Prata Copa Internacional da Cerveja POA – 2018.
• Alteza do Anchieta – Concurso Brasileiro de Blumenau, bronze/2016.
• Ferrariana Imperial Stout – Concurso Brasileiro de Blumenau, bronze/2016.
• Defumação Rauchbier – Copa Internacional da Cerveja POA – Medalha de Prata 2017.
• Dark Rat – Concurso Brasileiro de Cervejas ABRACERVA, Prata/2018.
• Melhor Cervejaria de POA – Revista Sabores do Sul, 2017 e 2018.

E as iniciativas não pararam por aí: em dezembro de 2017, uma outra conquista – a inauguração em extensão à fábrica, chamada de Villa Ferraro, que é um local onde as pessoas podem conhecer os produtos, abastecer seus growlers e, é claro, ter contato direto com todas as pessoas que fazem a Irmãos Ferraro funcionar no dia-a-dia.

Hoje, em 2020, a Irmãos Ferraro foca no atendimento mais próximo aos clientes, tanto dos pontos de venda parceiros – que são muitos, e por isso trazem a eles a certeza de que a caminhada é exitosa -, como dos grandes amigos/clientes que conquistaram nesses anos de dedicação. Para a cervejaria, o foco constante é desenvolver produtos diferenciados que ofertem sensações únicas às pessoas, trazendo cervejas que nem sempre estão em alta nas mídias, mas que são sempre muito esperadas e comemoradas pelos clientes.

Nesse momento, a cervejaria se mantém resiliente no enfrentamento do cenário desafiador a nível global. O Rodrigo conta que logo estarão lançando um grande projeto, que, devido às circunstâncias, precisou tomar uma pausa – mas que trará uma diferenciação naquilo em que a empresa vem trabalhando nos últimos anos. Estão curiosos? Nós certamente estamos!

#bebalocal

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